ESPORTE

 

Guarani bate Palmeiras, vai à semifinal e fará dérbi local
22 de abril de 2012 20h25 atualizado às 21h10


Fumagalli marcou o primeiro gol do Guarani na vitória contra o Palmeiras. Foto: Helio Suenaga/Gazeta Press

Fumagalli marcou o primeiro gol do Guarani na vitória contra o Palmeiras
Foto: Helio Suenaga/Gazeta Press

  •  
  •  
 

O Guarani confirmou sua fama de equipe forte atuando em casa neste domingo, em duelo contra o favorito Palmeiras válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Jogando no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, o time do interior venceu o rival da capital por 3 a 2, se classificou à semi da competição estadual e fará o dérbi local contra sua arquirrival, a Ponte Preta, em embate que deve parar a cidade de Campinas.

» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote

Os gols do Guarani foram marcados por Fumagalli e Fabinho, este duas vezes, enquanto Marcos Assunção e Henrique descontaram para o Palmeiras. O resultado credenciou o time campineiro a fazer um surpreendente clássico contra seu maior adversário, a Ponte, que eliminou o Corinthians neste domingo em pleno Pacaembu e também alcançou a semifinal. Santos e São Paulo disputarão a outra vaga na decisão.

O Palmeiras, por sua vez, volta suas atenções às atuações na Copa do Brasil, competição que está nas oitavas de final e enfrentará o Paraná Clube em duas partidas. O primeiro duelo acontece já nesta quarta-feira, na Vila Capanema, em Curitiba. Além disso, a equipe estreia pelo Campeonato Brasileiro apenas no dia 19 de maio, contra a Portuguesa.

Primeiro tempo truncado em Campinas

Inspirado pela sua torcida, que compareceu em peso ao Brinco de Ouro da Princesa para empurrar a equipe rumo à semifinal, principalmente porque a arquirrival Ponte Preta se classificou, o Guarani entrou em campo embalado e com postura ofensiva desde o início.

Com oito vitórias em nove partidas realizadas em seu estádio no Campeonato Paulista, a equipe campineira quase abriu o placar ainda no começo do confronto. Fabinho perdeu a primeira chance ao receber dentro da área e, com espaço, errar o cabeceio.

O Palmeiras respondeu em seguida e passou a dominar a posse de bola no meio de campo. Após erro de Bruno Recife pela esquerda, Márcio Araújo fica com a bola e consegue a falta. Na cobrança, Marcos Assunção finaliza com perigo e Emerson faz a defesa.

Em outra jogada arriscada de seu ataque, o Palmeiras quase abriu o placar com João Vitor. O jogador avançou e buscou o cruzamento, Emerson desviou e Barcos chutou na sobra, mas Oziel conseguiu o corte de cabeça e salvou.

No fim do primeiro tempo, a equipe alviverde da capital ainda teve mais duas boas chances. Primeiro com Cicinho, que arrancou, acionou Barcos pelo lado direito da área e viu o argentino chutar para defesa de Emerson. Depois, Domingos falhou e Neto travou Barcos dentro da área. Na sobra, Luan chuta e Emerson, em tarde inspirada, salvou de novo.

 

Guarani marca, segura vantagem e fará clássico

O segundo tempo começou eletrizante no Brinco de Ouro. Logo aos 5min, o Guarani fez a alegria de sua torcida ao tirar o zero do placar em um belo tento de Fumagalli. O meia cobrou escanteio fechado, a bola bateu na trave e entrou: um gol olímpico do time campineiro.

Na sequência, o clube da casa se empolgou e acuou o Palmeiras. Primeiro, o mesmo Fumagalli levantou e Danilo Sacramento, na pequena área, bateu de primeira, mas para fora. Em seguida, Oziel acelerou pela direita, entrou na área, batee cruzado e Fabinho dobrou a vantagem.

Mesmo com dois a zero para o time rival no placar, os palmeirenses não se intimidaram e foram em busca do empate. Logo aos 9min, no lance seguinte ao segundo tento do Guarani, Luan invadiu a área pela esquerda em boa jogada, chutou cruzado, Emerson espalmou e Marcos Assunção descontou.

A partir daí o duelo ganhou ares dramáticos. O Guarani, com a confiança elevada pela vitória parcial, não quis saber de se defender e se lançou ao ataque. Fumagalli avançou pela direita e cruzou para Danilo Sacramento, aos 13min, que por pouco não encostou e empurrou para o gol. O Palmeiras respondeu com Marcos Assunção chutou em cobrança de falta da entrada da área, mas a bola saiu por cima.

E, como quem não faz toma, o Guarani chegou ao terceiro gol aos 45min, com Fabinho, após cruzamento de Bruno, em gol que rendeu a classificação, já que Henrique diminuiu na sequência para o Palmeiras. Campinas deve parar no próximo fim de semana, portanto, com a realização do clássico local que renderá ao vencedor vaga na decisão do Campeonato Paulista.

GUARANI 3 x 2 PALMEIRAS

Gols
GUARANI:
Fumagalli, aos 5min, e Fabinho, aos 8min do segundo tempo, e Fabinho, aos 45min do segundo tempo
PALMEIRAS:
Marcos Assunção, aos 9min do segundo tempo, e Henrique, aos 48min do segundo tempo

GUARANI: Emerson; Oziel, Domingos, Neto e Bruno Recife; William Favoni (Ewerton Páscoa), Fabio Bahia, Danilo Sacramento e Fumagalli; Bruno Mendes (Bruno Peres) e Fabinho
Treinador: Vadão

PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor (Valdivia) e Daniel Carvalho (Fernandão); Luan (Patrik) e Barcos
Treinador: Luis Felipe Scolari

Cartões amarelos
GUARANI: Bruno Recife e William Favoni
PALMEIRAS: Maurício Ramos, Fernandão, Márcio Araújo, João Vitor e Barcos

Árbitro
Vinicius Furlan

Local
Estádio Brinco de Ouro da Princesa

 

Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas são narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.

 

 

=====================================================================

 

A Ponte Preta surpreendeu o Corinthians no Estádio do Pacaembu. Foto: Mauro Horita/Agif/Gazeta Press

A Ponte Preta surpreendeu o Corinthians no Estádio do Pacaembu
Foto: Mauro Horita/Agif/Gazeta Press


Direto de São Paulo

Após a eliminação do Corinthians nas quartas de final do Campeonato Paulista em derrota para a Ponte Preta por 3 a 2 no Pacaembu, a primeira palavra oficial do clube alvinegro foi logo do presidente. Mário Gobbi compareceu à sala de entrevistas para falar sobre a queda no Estadual e pediu desculpas ao torcedor corintiano.

» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote

"Quero me dirigir à torcida do Corinthians e pedir desculpas. Fizemos a melhor campanha do campeonato, mas numa quarta de final, em uma partida de noventa minutos... o futebol é um jogo", afirmou o presidente do Corinthians.

"Quando cheguei me perguntaram se era uma barbada, se o Corinthians já estava na semifinal. Na federação, na reunião arbitral, me fizeram a mesma colocação, e eu disse que no futebol não há favoritos. Em tese pode ter, mas em 90 minutos uma bola pode bater na trave e outra pode entrar", analisou.

Agora o foco do Corinthians se volta completamente para a disputa da Copa Libertadores. A equipe paulista está nas oitavas de final e enfrenta o Emelec para prosseguir na competição continental. Este, segundo Gobbi,, é o segundo ciclo do time no ano, que se recuperará e nascerá das cinzas.

"Corinthians tem para esse ano três ciclos, podendo chegar a quatro. O Paulista, que terminou hoje, a Libertadores, o Brasileiro e, se campeão da Libertadores, o Mundial. O Paulista ficou para trás. É hora de esfriar a cabeça, rever os erros e focar única e exclusivamente na Libertadores, que é um campeonato que o Corinthians ainda não tem e que para nós é apetitoso", explicou Gobbi.

"Costumo dizer que o Corinthians é uma fênix, surge sempre das cinzas. Perdemos o Paulista. Vamos agora atrás da Libertadores", avisou o presidente do Corinthians.

=====================================================================

 

 

=====================================================================

Palmeiras celebra boa fase dos reforços, mas diz que Wesley pode não ficar no clube

 

Os reforços contratados pelo Palmeiras para 2012 seguem em alta. Na goleada por 6 a 2 sobre o Botafogo, em Ribeirão Preto, três gols saíram de contratações para a temporada. O argentino Hernán Barcos balançou as redes duas vezes, e o lateral-esquerdo Juninho, uma.

 

O gerente de futebol César Sampaio destacou a rápida adaptação dos novatos ao elenco de Felipão. “Ficamos surpresos, foram contratações cirúrgicas, dentro de um orçamento baixo, mas analisando cada atleta. A resposta tem sido imediata. Um exemplo é o Artur, que chegou, jogou e correspondeu. Não é normal, e o mérito maior é da comissão técnica”, opinou. Juntos os reforços anotaram 15 dos 30 gols da equipe no Campeonato Paulista

 

O ex-volante, hoje cartola, avisou, porém, que Wesley, que já treina no clube, pode não ficar. O objetivo do discurso é incentivar a participação do torcedor na campanha para arrecadar dinheiro pela internet, no site www.wesleynoverdao.com.br.

“A informação que tenho é que a carta de finança para a segunda e terceira parcelas (de 2 milhões de euros cada) já temos, o problema maior é a primeira. O prazo do MOP termina no dia 25 de março, estamos atrás de outras arrecadações paralelas. Mas confirmo que existe a possibilidade de o Wesley não ficar se a primeira parcela não for quitada”, declarou Sampaio.

 

===================================================================================

Tite, técnico do Corinthians, poderá poupar os titulares contra o Santos pela Libertadores

Tite, técnico do Corinthians, poderá poupar os titulares contra o Santos pela Libertadores

27/02/2012 - 06h02

Tite agenda reunião com diretoria e DM para definir se preserva titulares contra o Santos

Do UOL, em São Paulo

  • Comentários 38

 

A liderança isolada no Campeonato Paulista faz Tite pensar se utilizará seus principais atletas para o clássico contra o Santos, domingo, na Vila Belmiro. Três dias depois o Corinthians enfrenta o Nacional (PAR) pela Libertadores, no Pacaembu. O treinador destacou que a decisão de poupar jogadores na Baixada não é meramente técnica e avisou que pedirá auxílio à diretoria e a comissão técnica.  

 

Um eventual mistão no clássico poderá trazer prejuízos no rendimento e no emocional do elenco. Tite já adiantou que não repetirá formação nos jogos contra Catanduvense (no meio de semana), Santos e Nacional.

 

 

“Eu tenho a real dimensão de que é o clássico. Mas eu vou ouvir a direção, o presidente Roberto (de Andrade), consultar o Fábio (preparador físico), o Joaquim Grava (médico do clube) e ver o que é importante para o Cornthians. O que é melhor em termos físicos, médicos. O que é melhor mobilizarmos para o clássico”, adiantou Tite, em entrevista à TV Gazeta.

 

A proximidade do clássico na Vila Belmiro e o duelo na Libertadores incomodou Tite, que sugeriu a mudança do duelo paulista para sábado. Mas o pedido fere o Estatuto do Torcedor.

 

Destaque na vitória do Corinthians sobre o Botafogo, 1 a 0, Adriano ainda não tem presença garantida para o jogo contra o Catanduvense, quarta, no Pacaembu. Tite quer conferir a resposta física do Imperador no treinamento desta segunda de manhã, no CT alvinegro.

 

“A recuperação dele já estava boa. Vamos ver a real condição do Adriano no treino, vamos fazer reunião com a preparação física no treino e saber (se utiliza na quarta)”, acrescentou Tite.

 

 

===============================================================================